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Logótipo da Apple é um dos ícones mais conhecidos no mundo. | Foto: Divulgação |
Alguém poderia imaginar que uma maçã, antes colorida e
agora prateada, se tornaria mais famosa que a fruta que representa a cidade de
Nova York ou a maçã, que é símbolo dos discos dos Beatles? Com certeza não. Em
matéria de maçã como um símbolo, a da marca APPLE talvez seja apenas comparável
a de Adão e Eva. Mas o fato é que, quando se fala em símbolo e quando esse
símbolo é uma maçã, com uma pequena mordida é bem verdade, o que hoje nos vem
imediatamente à cabeça são produtos revolucionários e inovadores como o tocador
de música digital iPod, o telefone celular iPhone, o tablet iPad ou os
computadores iMac. A marca que traduz aos usuários toda a imagem da
criatividade, inovação, design e originalidade, se tornou uma das mais
cultuadas do mundo comanda por décadas por um gênio que se especializou em
refinar ideias e conceitos já existentes e apresentá-los sob uma roupagem nova,
capaz de gerar um incontrolável desejo de consumo em milhões de pobres mortais.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de abril de 1976
● Fundador: Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne
● Sede mundial: Cupertino, Califórnia
● Proprietário da marca: Apple Inc.
● Capital aberto: Sim (1979)
● Chairman: Arthur D. Levinson
● CEO: Tim Cook
● Faturamento: US$ 170.9 bilhões (2013)
● Lucro: US$ 37 bilhões (2013)
● Valor de mercado: US$ 552.5 bilhões (junho/2014)
● Valor da marca: US$ 98.316 bilhões (2013)
● Lojas: 425
● Presença global: 155 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 80.300
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Computadores, notebooks,
smartphones, tablets e tocadores de música
● Concorrentes diretos: HP, Dell, Microsoft, Acer,
Toshiba, Samsung, LG, Nokia, Motorola, Sony, Amazon e Google
● Ícones: Steve Jobs, Macintosh e a maçã
● Slogan: Não tem slogan corporativo no momento
● Website: www.apple.com.br
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a
marca APPLE está avaliada em US$ 98.316 bilhões, ocupando a posição de número 1
no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição
de número 5 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2014 (empresas de maior
faturamento no mercado americano).
A mais criativa e inovadora empresa do mundo está
presente em mais de 125 países, contando com aproximadamente 430 lojas próprias
localizadas, em grande maioria, nos Estados Unidos, além de unidades em outros
15 países como Inglaterra, Canadá, Japão, Itália, Austrália, China, Suíça,
Alemanha, França, Espanha, Turquia, Holanda e Brasil. Em 2013 seu faturamento
foi superior a US$ 170 bilhões. E desse montante, o iTunes, faturou
aproximadamente US$ 6 bilhões dos US$ 10 bilhões ganhos com vendas de produtos
digitais. O sucesso da marca pode ser traduzido em números: O iTunes já vendeu
mais de 17 bilhões de músicas, desde seu lançamento; o iPod, que está em
declínio no mercado, já vendeu mais de 350 milhões de unidades desde seu
lançamento; foram comercializados mais de 800 milhões de aparelhos com o sistema
iOS, incluindo 200 milhões de iPads e 500 milhões de iPhones; mais de 55
bilhões de aplicativos baixados através da App Store; as vendas na Apple
Stores, onde já passaram mais de 450 milhões de pessoas, chegam a cifras
superiores a US$ 14 bilhões anualmente; além de possuir mais de 80 milhões de
usuários de seus computadores. Outro dado relevante é que 97% dos usuários do
iOS estão com a versão mais recente do sistema em seus aparelhos. Se não
bastasse esse expressivos números, dois de seus ícones, o iPhone e o iPad,
faturam mais que todos os produtos da Microsoft, cujo pilar é o Windows. Em
2013 a empresa investiu US$ 4.5 bilhões na área de Pesquisa e Desenvolvimento.
Se Alexandre “O Grande” estivesse vivo estaria com medo desse reinado. Afinal,
a APPLE nunca foi tão rica e poderosa.
Você sabia?
● O “i” encontrado na frente do nome de vários produtos
da marca (como por exemplo, iPod, iPhone e iMac) originalmente representava a
“internet” mas, passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez
que “I”, em inglês, significa “eu”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do
site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes,
Newsweek, BusinessWeek, MacMagazine, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor
Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding
(BrandChannel, Interbrand e Mundo Marketing), Wikipedia (informações
devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e
Hoovers).
Última atualização em 29/6/2014
Por: Dulci Moura | RevistaREDE
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