29% dos consultados decidiram passar as comemorações em
casa, enquanto 14% pretendem viajar, mostra o levantamento.
Branco será a cor escolhida por 59% dos entrevistados, seguida do amarelo e azul; 29% vão festejar virada do ano em casa e 23% na casa de familiares ou amigos. | Foto: Divulgação |
Quase metade (47%) dos brasileiros consultados pelo
levantamento e que vão festejar o Ano Novo pretendem comprar alguma peça de
roupa para a chegada de 2019. Segundo o SPC, seis em cada 10 dos consultados
(61%) dizem que as peças adquiridas terão uma cor predominante.
Após as festividades do Natal, as vitrines do comércio já
se preparam para uma das principais tradições do consumidor brasileiro: passar
a virada de ano com roupa nova. Um levantamento feito em todas as capitais pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) revela que quase metade (47%) dos brasileiros que vão
comemorar o ano novo pretendem comprar alguma peça de roupa para festejar a
chegada de 2019. Os gastos com essas compras e também com as comemorações do
Réveillon, como viagens e ceia, deverão ser, em média, de R$ 290,96, embora 44%
ainda não tenham se decidido a respeito de valores.
![]() |
14% dos consultados pelo SPC disseram que vão viajar neste Réveillon. — Foto: Divulgação |
A pesquisa também mostra que 85% dos consumidores já
decidiram onde pretendem comemorar a chegada de 2019. A maior parte deve passar
o Réveillon na própria casa (29%), mas 23% planejam celebrar a ocasião na casa
de familiares ou amigos e 14% pretendem viajar. “Além do comércio, o setor de
serviços ligado ao lazer também pode encontrar boas oportunidades para obter
receita na época de Ano-Novo, já que pode oferecer pacotes e promoções em
viagens de turismo, passeios e hospedagem para os consumidores que viajam”,
afirma a economista Marcela Kawauti.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela
Kawauti, a última semana do ano pode levar muitos brasileiros de volta às lojas
e impulsionar o comércio com as compras de roupas e produtos para o Ano-Novo.
“Os dias seguintes ao Natal são um período em que muitos consumidores realizam
a troca de presentes que não serviram ou que não gostaram. Dessa forma, os
varejistas podem aproveitar esse momento para atrair a atenção dos clientes
para novas compras. Mesmo com a crise, o brasileiro sempre dá um jeito de
manter viva a tradição de começar um novo ano vestindo uma peça diferente”,
afirma a economista.
Comentários
Postar um comentário